Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornada23

Uma portuguesa a viver em terras de sua Majestade desde 2014.

Jornada23

Uma portuguesa a viver em terras de sua Majestade desde 2014.

O que dizer a quem vai viver noutro país

Hoje, quando fui ver as minhas estatísticas do blog reparei que encontraram o meu blog ao pesquisar por "o que dizer a quem vai viver noutro pais". Nunca fiz um post deste género, mas acho que não se perdia nada.

A verdade é que cada pessoa tem diferentes expectativas do que pretende ouvir ou do apoio que pretende ter das diversas pessoas que completam a sua vida, mas existe umas quantas coisas que acho que se aplicam à maioria:

Respeito: A verdade é que existe sempre aquele conhecido, amigo ou familiar que nunca irá apoiar a saída do país, ora porque devemos permanecer no nosso cantinho até à morte, ora porque no nosso país é que apoiamos a economia, ora porque "abandonar" a família e partir em busca do desconhecido não faz sentido, etc etc etc. E é por estas e por outras que no final só pedimos respeito, pela nossa decisão.

 

Comunicação : Sim, a verdade é que fomos viver a não sei quantos mil kilómetros de distância e agora estamos à espera de ter visitas de familiares e amigos dia sim dia não? Óbvio que não, mas isso não implica que a comunicação não se mantenha. Quem vai sair do país derrete-se facilmente com uma chamada de skype, pelo telefone ou mesmo por receber uma surpresa pelo correio por isso antes de partirmos o que queremos mesmo ouvir é que qualquer método de comunicação será explorado para encurtar a distância real.

 

Sentimentos: Quem sai do país já leva um misto de ansiedade/tristeza no coração e muitas vezes com o passar do tempo apercebe-se que determinados amigos passaram a ser somente conhecidos. Ouvir daqueles que nos são mais próximos que a "nossa" amizade ou amor, carinho ou preocupação não será alterado com a distância são palavras mágicas para quem vai sair do país. (Mas é para cumprir, sim!?!)

 

Basicamente acho essencial que quem está do outro lado consiga mostrar compreensão e respeito pela decisão de quem vai sair do país. Para completar seria ideal mostrar para a pessoa que a relação destas será apenas diferente na distância e nos meios que usarão para comunicar porque de resto, tudo será igual.

 

 

Mais sobre mim

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub